Realizar a Gestão de Condomínios hoje em dia se equivale ao gerir uma empresa, pois condomínios são empreendimentos que necessitam atenção cautelosa e dedicação por parte de profissionais competentes.
Essa atividade deve ser realizada por uma empresa devidamente habilitada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis e especializada nas áreas administrativa, financeira, auditoria, contabilidade, recursos humanos, tecnologia da informação, jurídicas, entre outros.
Caso você tenha dúvidas sobre o que é gestão e administração de propriedades imobiliárias e condomínios, como deve ser feita e quais os benefícios para os condôminos, confira este guia completo que a LR preparou e entre em contato se quiser saber mais!
O que é gestão de condomínios?
Fazer a gestão de condomínio significa cuidar do condomínio como um todo. Ou seja, o gestor tem como objetivo planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos condominiais, além de executar as atividades necessárias para o bom funcionamento do condomínio.
Portanto, fiscalizar funcionários e tomar conta de toda a parte administrativa do empreendimento também são suas funções.
Muitos condomínios optam por fazer sua própria gestão, atividade que seria realizada por um síndico. Entenda quais as principais diferenças entre a Administradora e o Síndico:
Diferença entre Síndico e Administradora
A responsabilidade das tomadas de decisões importantes referente ao condomínio. Entenda o que a Lei diz a respeito das atividades do síndico:
Artigo. 1.348 do Código Civil: o síndico é o responsável legal direto pelo condomínio. Em caso de problemas em sua gestão, ele pode responder civil ou até criminalmente.
Por isso, é muito importante cautela e estudo na hora de escolher seu síndico. O síndico deve representar os condôminos, e não dar ordens.
Portanto, o seu síndico tem como responsabilidade convocar e conduzir reuniões, é diretamente subordinado às decisões e cabe a ele executá-las. Além disso, ele pode contratar administradores, gerentes e autorizar subcontratações.
Por outro lado, o gestor do condomínio é responsável por toda a parte operacional do processo, como contratações, pagamentos e contas em geral, por exemplo. E seu preço é cobrado a partir da receita total do condomínio.
Alertamos para a cobrança de Administradoras que cobram um valor fixo por contrato, pois muitos cobram à parte os serviços necessários que seu condomínio precisa. Logo, o ditado “o barato que sai caro” faz muito sentido neste caso.
O que uma Gestão de Condomínios faz?
O principal função de uma empresa de Administração e Gestão de Patrimônios e Condomínios é suprir todas as demandas administrativas, jurídicas e burocráticas de um condomínio para que ele tenha pleno funcionamento.
Dito isso, oferecemos uma Assessoria Técnica, Gestão de Arquivos e Documentos, Prestação de Contas, Gestão Financeira, Atendimento Personalizado e Assembleias, Atendimento Jurídico e Gestão de Inadimplências e Recursos Humanos.
Um dos pilares para que seu condomínio seja melhor administrado é a redução da inadimplência. Por isso, dedicamos esforços especiais junto ao nosso sistema de cobranças.
Além, oferecemos um diferencial que é a Prestação de Contas em tempo real através do nosso software. Isso significa que o sindico terá ganhos significativos no acesso as informações, por exemplo:
- Saldo em conta corrente;
- Atualização de inadimplentes;
- Lista de inadimplentes;
- Emissão de Certidão Negativa de Débitos;
- Emissão de 2 via de boleto com correção;
- Reserva de espaço de área comum;
- Comunicação online com o sindico e administradora;
- Comunicados, avisos, recados, atas, convenções e regulamento interno,
- Balancetes, orçamentos e relatórios financeiros;
- Lista geral de condomínios;
- Anúncios, fotos e aniversariantes.
Outro ponto muito importante que uma Gestão de Condomínio de excelência deve realizar é:
- Elaboração de folha de pagamento, apontamentos do mês, horas extras, adiantamentos, ferias e 13 salários, de acordo com as convenções e aprovações do sindico;
- Recolhimento de todos os encargos sociais, como: FGTS, INSS, GFIP, PIS e contribuição sindical e confederativa;
- Rescisão contratual, homologação e orientação juntamente com a justiça de trabalho;
- Acompanhamento do pagamento de encargos sociais dos contratados terceirizados.
Para orientar, organizar e otimizar a vida em condomínios, conte com a LR!