Muitas pessoas sonham em conquistar sua casa própria e seu primeiro desafio é dar entrada em um apartamento. Portanto, se você deseja realizar o sonho da casa própria, mas ainda não tem o dinheiro suficiente, confira as dicas que separamos para ajudá-lo!
Afinal, dar a entrada de um apartamento é uma grande conquista! E exige organização e planejamento financeiro.
Qual deve ser o valor de entrada em um apartamento?
Geralmente, a entrada exigida é calculada de acordo com a renda familiar. Além, do valor do imóvel, ou seja, média é de 20% do total.
Ou seja, se o imóvel custa R$500 mil, é comum cobrarem R$100 mil de entrada. O restante pode ser financiado e as parcelas, incluindo juros e multas, não podem ultrapassar 30% da renda familiar mensal.
Entretanto, um financiamento realizado pela Caixa Econômica Federal, a entrada mínima é de 10% para a compra de um imóvel.
Por que você deve se planejar para dar uma boa entrada?
Dar uma boa entrada na compra de um apartamento exige um esforço no planejamento e organização financeira. Porém, este é um esforço que valerá a pena no final.
Pois, quanto maior for a sua entrada, menor será o valor financiado. Logo, pagará menos parcelas e juros. Portanto, essa é uma forma de reduzir o tempo de comprometimento da renda mensal familiar e pagar menos pelo tão sonhado imóvel.
Como conseguir o valor da entrada em um apartamento?
1. Busque formas de economizar
Uma das formas de conseguir dar entrada no seu apartamento dos sonhos é economizando. Portanto, faça uma análise da sua renda familiar mensal, para ter controle de todos os seus gastos.
Dessa forma, você pode começar a eliminar alguns gastos supérfluos e assim conseguirá reter uma parte do seu dinheiro.
2. Desenvolva uma renda extra
Outra forma de conseguir o dinheiro da sua entrada de forma rápida é desenvolvendo uma renda extra. Por exemplo, em seu tempo livre, pode montar um negócio na internet para vender produtos ou serviços, como a venda de e-books que está em alta.
3. Venda outros bens
Você pode vender coisas usadas que não usa mais, ou até mesmo passar para frente um carro ou moto que somem ao valor de entrada. Qualquer coisa que fizer para ganhar mais ajudará a realizar os seus sonhos mais rapidamente, lembre-se disso!
4. Compre imóveis na planta
Comprar um imóvel na planta possui a vantagem de poder parcelar sua entrada ate o prazo para entrega das chaves. Caso você não tenha tanta pressa para se mudar, você pode aproveitar uma boa oportunidade para garantir seu apartamento.
5. Use o seu FGTS
Você pode utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar de entrada no seu apartamento. Quanto maior o saldo, melhor, pois, financiará uma parte menor do valor total do imóvel. Porém, para ter acesso a esse recurso você deve estar enquadrado a algumas regras, por exemplo:
- não possuir imóveis em seu nome, principalmente no município onde vive e/ou trabalha;
- acumular um período de trabalho igual ou superior a 3 anos, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em outras que depositam o FGTS;
- não ter nenhum financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
- não ter utilizado o saldo do FGTS nos últimos 3 anos.
Caso você se encaixe nos requisitos acima, é só ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos, como Carteira de Trabalho e documentos de identificação para consultar a possibilidade de liberação.
Agora que você já sabe algumas formas para conseguir dar entrada no seu apartamento, pesquise as opções de apartamento que o mercado oferece e que atenta as suas expectativas.